Hugendubel.info - Die B2B Online-Buchhandlung 

Merkliste
Die Merkliste ist leer.
Bitte warten - die Druckansicht der Seite wird vorbereitet.
Der Druckdialog öffnet sich, sobald die Seite vollständig geladen wurde.
Sollte die Druckvorschau unvollständig sein, bitte schliessen und "Erneut drucken" wählen.

Melhoria da toxicidade testicular da enrofloxacina com selénio

Großformatiges Paperback. Klappenbroschur
BuchKartoniert, Paperback
108 Seiten
Portugiesisch
Edições Nosso Conhecimentoerschienen am28.08.2024
O estudo avaliou o potencial de melhoria do selénio (Se) contra a toxicidade testicular induzida pela enrofloxacina em ratos Wistar. A enrofloxacina foi administrada na dose de 20 mg e 80 mg/ kg de peso corporal. Dois outros grupos de ratos foram co-administrados com o nível supranacional de Se, para além do tratamento com enrofloxacina, como acima referido. O tratamento com enrofloxacina resultou numa diminuição da contagem total de espermatozóides e da viabilidade e num aumento das anomalias dos espermatozóides. A histopatologia testicular revelou uma desregulação dose-dependente da espermatogénese induzida pela enrofloxacina e a presença de detritos necróticos nos túbulos seminíferos que melhoraram marginalmente com Se. A enrofloxacina também produziu uma diminuição dos níveis de testosterona. A atividade das enzimas antioxidantes testiculares diminuiu, enquanto a peroxidação lipídica aumentou de forma dependente da dose. A suplementação com Se restaurou parcialmente o stress oxidativo e os danos nos espermatozóides. Os resultados indicam que a enrofloxacina produz uma toxicidade testicular dependente da dose em ratos que é moderadamente melhorada com Se supranutricional.mehr

Produkt

KlappentextO estudo avaliou o potencial de melhoria do selénio (Se) contra a toxicidade testicular induzida pela enrofloxacina em ratos Wistar. A enrofloxacina foi administrada na dose de 20 mg e 80 mg/ kg de peso corporal. Dois outros grupos de ratos foram co-administrados com o nível supranacional de Se, para além do tratamento com enrofloxacina, como acima referido. O tratamento com enrofloxacina resultou numa diminuição da contagem total de espermatozóides e da viabilidade e num aumento das anomalias dos espermatozóides. A histopatologia testicular revelou uma desregulação dose-dependente da espermatogénese induzida pela enrofloxacina e a presença de detritos necróticos nos túbulos seminíferos que melhoraram marginalmente com Se. A enrofloxacina também produziu uma diminuição dos níveis de testosterona. A atividade das enzimas antioxidantes testiculares diminuiu, enquanto a peroxidação lipídica aumentou de forma dependente da dose. A suplementação com Se restaurou parcialmente o stress oxidativo e os danos nos espermatozóides. Os resultados indicam que a enrofloxacina produz uma toxicidade testicular dependente da dose em ratos que é moderadamente melhorada com Se supranutricional.
Details
ISBN/GTIN978-620-8-02013-2
ProduktartBuch
EinbandartKartoniert, Paperback
Erscheinungsjahr2024
Erscheinungsdatum28.08.2024
Seiten108 Seiten
SprachePortugiesisch
Artikel-Nr.61902286
Rubriken
GenreMedizin

Autor

La Dra. Soya Rungsung es Profesora Adjunta del Departamento de Farmacología Veterinaria y Toxicología de CVSc & A.H.,CAU (I), Mizoram. El Prof. Satyavan Rampal ha sido Profesor y Jefe del Departamento de Farmacología y Toxicología en GADVASU, Ludhiana. Dr. Adil Mehraj es Profesor Asistente de Farmacología Veterinaria y Toxicología, SKUAST-Kashmir.